sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDIGENA, Unidade 1

HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA
 
Unidade 1
 
QUESTÕES AUTO AVALIATIVAS
 
1) Por que a arte e a história da África Negra são tão pouco
conhecidas ?  Apenas por falta de registros e de acesso ou por uma visão histórica que privilegia a história contada "pelos brancos" ?
R: A África foi dominada por muito tempo pelos Brancos como uma guerra de cultura e mercado, e os primeiros princípios da Guerra é conquistar, o segundo é vencer, o terceiro isolar. Os Brancos isolaram por muito tempo as influencias Africanas, pois até hoje não conseguiram vencer o grade continente negro.

2) Conhecer a riqueza histórica, cultural e artística dos povos africanos contribui para uma mudança de perspectiva em relação aos preconceitos e à visão geral que se tem sobre a África Negra ? 
Como ?
R: Para um Cristão Humanista talvez sim, mais para um Mercante Burguês contribui para lucrar com a cultura Africana Negra, como para a secreta guerra religiosa é muito mais para dominar segredos religiosos destes povos do que para quebrar preconceitos.
Avalio assim porque a sociedade é formada por grupos e classes com interesses diferentes.
A pauta do combate ao preconceito é de um grupo que se preocupa em vencer a guerra pela paz, porem na sociedade que vivemos existem outros grupos que vão sempre dizer; ou serão eles ou serão agente !

3) Há uma relação íntima, de séculos, entre Europa, África e Américas. Em termos culturais, o que esta relação reservou para nós, atualmente?
R: Sim existiu e existe esta relação de aproximação cultural, mais intima só é entendida no aspecto da linguagem liberal, pois se esta existi existe a grupos específicos e não generalizados.
 
4) Há a ligação total entre arte e religiosidade na África ?
Façamos uma comparação entre tal ligação na África e
na arte sacra ocidental, especialmente aquela surgida no
seio do Cristianismo.
R: Existe no Cristianismo o Sincretismo Religioso qual carrega elementos de culturas diferentes, isto sim existe acarretando em influencias para ambas as culturas.
 
5) Até que ponto um conhecimento maior sobre a arte africana é capaz de derrubar barreiras, preconceitos e mesmo mal-entendidos em relação a algo tão próximo de nós como a arte e a religiosidade afro-brasileiras ?
R: Arte antes de mais nada é Religião, Produzir é uma Escola Religiosa, que faz trabalhos Religiosos ou se preferir Trabalhos Artísticos.
Religião não é propriedade publica e nem propriedade privada e sim propriedade religiosa, qual para tela tem que ser aceito pelo clã.
Em uma Sociedade de Mercados só são derrubados preconceitos pelo produto qual se oferece, a arte africana vivera sem preconceito, porem a identidade com ela afasta grupos que já estão fundamentalisados, e este é a diferença verdadeira, viver e aceitar e saber conviver com as diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário