sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Dança para Educadores Unidade 1

Confira, a seguir, as questões propostas para verificar o seu desempenho no estudo desta unidade:
 
1) Durante o período das danças de corte, floresceu a figura do mestre/ professor de dança, que tinha um papel social de grande destaque. Será que hoje valorizamos adequadamente os nossos professores de dança? Em geral, de que modo a profissão do "professor" é vista na sociedade contemporânea?
R: Durante as Danças de Corte existia uma classe que prestigiava a arte de tal forma que ser professor de Dança era altamente reconhecido.
Hoje em uma Sociedade onde classes diferenciadas tem acesso a cultura, desperta também valorizações diferenciadas, pois somos grupos que privilegiam muitas escolhas diferentes, por tal motivo, tem grupos quais valorizam mais e outros menos a Dança e o professor de Dança.
Na Sociedade Contemporânea de modo geral o professor é visto com um executor de uma tarefa ou função somente, porem isto varia de acordo com grupos de afinidades ligados por interesses a arte e a dança.
 
2) A concepção e a estruturação da dança em cada período histórico estão
ligadas diretamente aos interesses e valores que cada sociedade vivencia.
Dessa forma, as danças de corte representavam a elegância, a leveza e o
controle do corpo pelas regras de etiqueta que exaltavam o poder e a luxúria
da corte. A partir do que foi estudado nesta unidade, procure identificar os
valores que vigoravam em cada um dos períodos históricos listados a seguir,
contextualizando o surgimento e o desenvolvimento da dança característica
de cada época:
 
a) Período Medieval do século 5 até meados do século 14.
R: Antes de se tornar uma Arte a Dança era considerada um culto religioso. Na Idade Média foi marcada pela presença de artistas mambembes. No século 13, houve uma reinvenção da dança "metrificada", que passou a ter como apoio a métrica da música e da poesia, um exercício onde a beleza das formas seria exigida. Para tanto, era necessário o aperfeiçoamento do dançarino, por meio da aquisição de noções musicais e corporais um pouco mais consistente.
 
b) Período Renascentista de meados do século 14 ao final do século 16.
R: Apresentações onde a retórica do corpo se manifestava plenamente.
 
c) Período Barroco do início do século 17 a meados do século 18.
R: Desenvolvimento da Dança Cênica, a dança era uma expressão corporal de forma relativamente livre.
 
d) Período Clássico de meados do século 18 ao início do século 19.
R: Entre o final do século 18 e o início do século 19, o culto ao indivíduo trouxe a primazia da sensibilidade sobre a razão, causando uma "explosão" de manifestações dos sentimentos em efervescência. Dessa forma, o indivíduo tornou-se o tema da arte.
 
e) Período Romântico parte do século 19.
R: Ficou conhecida como escola neoclássico e foi marcado pelo academicismo.
 
f) Período Moderno final do século 19 ao século 20 (adaptado de ARAGÃO,2010, p. 4).
R:  Do texto: O período moderno surge com o intuito de buscar novas formas de expressão por meio da dança. Sua grande motivação era romper o formalismo exacerbado da dança clássica, buscando nos gestos e nas atividades fundamentais do homem inspiração para seus movimentos. Foi um período de ouro por ter escolas diferenciadas onde técnicas, ritmos e posturas faziam um grande despertar.
 
g) Período Contemporâneo
R: O que a diferencia da dança moderna é especialmente o fato de ser muito mais centrada no dançarino, entre outras pontos o sincretismo e o hibridismo entre Dança e Teatro é fortemente evidenciado.
 
3) De acordo com a leitura do tópico 10 " Arte como Experiência", descreva de que forma as ideias defendidas por John Dewey auxiliam o pensar o ensino das artes no contexto escolar.
R: Vou fazer um resumo de partes importantes. No tópico mostra e descreve que John Dewey escreveu sobre educação, ciência, política, entre outros assuntos, mostrando-se um conhecedor multidisciplinar, qual logo mais elaborou um conceito denominado "experiência completa" de caráter estético mais evidente, levando o ensino a aprendizagem entendendo que somos ativos no ambiente em que vivemos. Portanto, o que chamamos neste estudo de "experiência completa " é a experiência organizada com o objetivo de chegar a uma realização. Em busca da consumação de um objetivo, essa experiência sofre influências tanto da pessoa que a organiza quanto do meio onde está inserida pode ser uma experiência completa. 
As ideias de Dewey sobre a experiência completa ajudam-nos a pensar o fazer artístico e, nesse caso, o dançar, em busca de tornar presente o sentimento estético do aluno. Sentimento que só ocorre quando seu interesse se concretiza em seu produto artístico, e quando esse é apreciado e entendido esteticamente por seus interlocutores. Pensando no ensino da dança, podemos refletir, com base nas obras de Dewey, sobre o aprendizado dessa linguagem como uma experiência, bem como sobre qual seria a contribuição do professor para que essa experiência se torne completa

4) A educação brasileira também esteve sempre atrelada aos interesses políticos vigentes. Por esse motivo, muitas formas artísticas (e, entre elas, a dança) estiveram por muito tempo afastadas do âmbito escolar. Quais são as principais contribuições que a dança pode trazer para a formação do indivíduo dentro do contexto escolar?
R: Os interesses políticos no sistema capitalista é fazer uma educação para a produção sistemática e não uma educação cultural libertadora, por este motivo não é lecionado musica, dança e artes nas escolas. A Dança, traz mais cultura ao indivíduo no ambiente escolar transformando a escola em um Ateneu Libertário, emancipando o indivíduo de uma sociedade coisificada e lhe dando consciências inovadoras de suas próprias capacidades.
 
5) Por que ainda hoje é tão difícil encontrarmos professores de dança no quadro efetivo de professores da rede pública?
R: Eu nunca tive e meus sobrinhos e primos não estão tento tão libertadora matéria, porque o estado quer somente fabricar estatísticas para fins políticos e não emancipar o indivíduo através da Arte. E é desconhecido esta disciplina escolar ou seja nunca houve esta disciplina no Brasil.

Um comentário:

  1. Adorei esse seu post. Dá pra ajudar a estudar. rsrsrsrs... Pq está complicado. Muita coisa!

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